Para que serve um medidor de vazão de biogás? A resposta correta é: para saber o quanto estou produzindo de biogás. Mas podemos ir um pouco mais além…
Dentro do biodigestor, todo o processo de degradação de matéria orgânica e a transformação em biogás e biofertilizante é realizado pelas bactérias. Seres vivos! Novamente: seres vivos, e não máquinas.
As bactérias são, assim, sensíveis a algumas variáveis, como: temperatura; excesso de água; a falta de alimentos; e, acreditem, ao excesso de alimentos também. Observe o que pode acontecer em cada situação:
- Temperaturas muito baixas (menos de 15ºC): há redução das atividades das bactérias e redução da produção de biogás.
- Temperaturas muito altas (cerca de 30ºC): há aumento das atividades das bactérias e aumento da produção de biogás.
- Excesso de água: há redução da produção de biogás.
- Falta de alimentação do biodigestor: há redução da produção de biogás.
- Alimentação do biodigestor além da sua capacidade: as bactérias não conseguem dar conta dos excessos; há aumento do pH, morte de bactérias e redução da produção de biogás.
Vamos olhar só para a temperatura: o que se observa é que, ao longo do tempo, a produção de biogás vai variar, às vezes produzindo mais, às vezes menos. Dias e horários quentes, mais biogás. Dias e horários mais frios, menos biogás.
É nesse contexto, sabendo dessas variações de produção de biogás, é que a instalação do medidor de biogás faz total sentido. Para ajudar na operação do seu biodigestor.
Veja: quando você instala um kit-biodigestor de 20 m³, já sabe de antemão qual será a produção média diária de biogás. No caso, 10 m³ de biogás por dia. Então imagine esta cena: se você olhar no medidor em um dia qualquer e estiver marcando 7 m³, rapidamente você vai pensar “Opa, há algo errado aqui! O que pode ser?”. Você poderá pensar, por exemplo:
- Foi um dia muito frio
- Será que estou colocando muita água?
- Será que eu esqueci, ou meu funcionário esqueceu, de alimentar o biodigestor?
- Será que estou alimentado demais o biodigestor?
Ou seja, o fato de você ter o medidor instalado irá apontar se você está tirando o máximo rendimento do seu biodigestor e irá conduzir as suas ações para rapidamente revisar a sua operação: “Ai, meu Deus, vou fazer uma estufa para proteger das temperaturas baixas; vou ajustar a quantidade de água; vou revisar a alimentação do meu biodigestor.”
É fato que, para quem já tem alguma experiência anterior, talvez a instalação do medidor seja dispensável, mas para quem está instalando o biodigestor pela primeira vez, ahhhh, neste caso, não tem jeito: enquanto a gente não conseguir conversar a língua das bactérias, essa é a melhor forma de entender o que acontece lá dentro do sistema.
Finalmente, o medidor também apontará qual o retorno que você está tendo com o seu biodigestor. É uma felicidade só, hein! Para você ter uma ideia, um kit biodigestor de 20 m³ produz 10 botijões de gás por mês. É o equivalente ao aluguel de uma kitnet, só que com um investimento muito menor.
Quer saber mais sobre biodigestor e o medidor de biogás? Fale conosco:
🗨 (41) 98701-2009
📞 (41) 3024-2319
📷 @bgsequipamentos
📧 [email protected]