A pressão natural do biogás é muito baixa. E daí? E daí que está tudo bem! Não é porque a pressão natural é baixa que vou desperdiçar todo o poder energético que ele possui, certo? Vamos entender isso um pouquinho melhor…
Dentro do biodigestor, quando as bactérias se alimentam dos nutrientes presentes no dejeto animal, elas fazem isso lentamente. Elas se alimentam devagar e produzem biogás na mesma velocidade: devagar. Este gás vai ocupando os espaços dentro do biodigestor e, como o sistema é fechado, o biodigestor enche.
Depois que o biodigestor está cheio, esse gás começa a ocupar os espaços da rede de biogás. Ele vai saindo pela mangueira e ocupando os espaços, ocupando os espaços…. até chegar, por exemplo, no fogão. Tudo isso ele faz devagar e sem muita força. Quando ligamos o fogão, o biogás está lá, mas sem a pressão necessária para criar um fluxo que mantenha a chama.
Vocês conseguem comparar que isso é muito diferente do gás de cozinha que compramos no mercado? O gás do botijão está armazenando em altíssima pressão e, quando ligamos o fogão, ele sai com força, com fluxo. A pressão é alta e o gás não precisa de ajuda.
Entendido o que acontece, pronto, matamos a charada. Para aproveitar essa fonte de energia maravilhosa que é o biogás, só precisamos dar uma ajudinha. É exatamente isso que a bomba de biogás faz: ela dá uma forcinha para criar um fluxo maior de biogás no fogão ou outro equipamento.
Tudo o que falamos até o momento parece muito simples e igualmente óbvio, mas acreditem, nessa nossa caminhada, já nos deparamos com projetos de biodigestores muito bem construídos que só não estavam funcionando por causa da pressão do biogás. Simplesmente, não havia o conhecimento dessa característica do biogás.
Para contornar essa característica é que, junto com o kit biodigestor da BGS Equipamentos, além de outros equipamentos que também vão lhe ajudar na instalação e utilização do biogás, você recebe a bomba para biogás, que tem uma função muito simples: turbinar a pressão do biogás.
Isso, a bomba de biogás vai puxar o gás do biodigestor ou da rede que está numa pressão baixa e vai elevar a pressão, jogando ele com mais força para o fogão ou para outro equipamento em que você irá utilizar o biogás (como uma lâmpada para biogás, uma campânula ou gerador). É só isso! Simples assim! A bomba dá uma turbinada, injeta mais biogás e a mágica acontece fácil.
A bomba de biogás do kit da BGS Equipamentos possui potência de 15W, consome muita pouca energia, e você só liga ela na hora de utilizar o biogás. Se não for ligar o fogão ou outro equipamento, a bomba pode ficar desligada. Se o seu biodigestor estiver longe de uma rede de eletricidade, não tem problema, também há a opção de utilizar uma bomba de biogás alimentada por um painel de energia solar.
Se você chegou até aqui, já entendeu qual a influência da pressão na hora de utilizar o biogás. Se você tiver com alguma outra dificuldade, recomendamos dar uma olhada no nosso e-book completo, com outras dicas sobre biodigestor e biogás: bgsequipamentos.com.br/ebook.
Você também pode falar com nossos especialistas para mais dúvidas ou para solicitar um orçamento:
🗨 (41) 98701-2009
📞 (41) 3024-2319
📷 @bgsequipamentos
📧 [email protected]