Depois que instalamos o biodigestor, o primeiro equipamento da rede de biogás que conecta o biodigestor até o ponto de consumo do biogás é a válvula de alívio de pressão de biogás ou válvula de segurança.
Você sabe para que serve esta válvula ou como ela funciona no sistema?
Vamos lá! Aos poucos, cada vez que a gente vai entendendo como as coisas funcionam, tudo vai fazendo sentido.
Veja só: dentro do biodigestor, temos bactérias que se alimentam de restos orgânicos, são seres vivos e não máquinas, logo, possuem comportamentos, digamos assim… de vivos!
São sensíveis a fatores externos, como ao tipo de alimento, ao tipo da mistura com água e à temperatura ambiente. Vamos analisar só a temperatura. Quanto mais quente, mais atividade bacteriana. Elas se alimentam mais e produzem mais biogás. Quanto mais frio, menos atividade, logo, menor produção de biogás.
Assim sendo, observando dentro de um único dia, vemos que, próximo ao meio dia, o biodigestor está bem cheio. Esse geralmente é o horário mais quente do dia e, no caso do biodigestor, o horário de maior atividade bacteriana e produção de biogás.
Mas, e se a produção é maior que o consumo exatamente neste momento? Há o risco do biodigestor encher, encher, encher e estourar? Se o biogás não tiver nenhum lugar para escapar e o biodigestor encher muito, SIM, isso pode acontecer.
Exatamente por esse motivo, logo depois da saída de biogás do biodigestor, instalamos uma válvula de alívio de pressão de biogás, justamente para evitar que o biodigestor encha demais e que a pressão interna fique muito alta.
A válvula de pressão serve para aliviar a pressão quando ela aumenta demais dentro do biodigestor e, assim, elevar a vida útil do seu equipamento.
Engraçado né! Depois que entendemos o que acontece dentro do biodigestor e como acontece, falar em válvula de alívio de pressão se torna algo óbvio.
Em outras palavras, a válvula aqui funciona como a válvula de alívio das nossas panelas de pressão em casa. A pressão dentro da panela sobre tanto que é necessária um válvula para regular a pressão lá dentro da panela. A água esquenta, a pressão de vapor aumenta e o excesso de pressão é aliviado pela válvula acima da panela.
No biodigestor, a atividade bacteriana aumenta, a produção de biogás cresce. Se o consumo for menor do que a produção, a pressão cresce e a válvula é acionada. O biogás eliminado se dispersa rapidamente na atmosfera. Como o biogás é mais pesado do que o ar puro, ele sobe rapidamente e não há o risco de explosão.
A BGS Equipamentos comercializa kits biodigestores prontos para o pequeno produtor rural. Produtores que possuem de 2 vaquinhas de leite até um rebanho de 100 animais. Os kits também podem ser instalados em suinoculturas, para tratamento de dejetos de ovelha, cavalo, cachorro e até a mistura de dejetos.