Quando se fala em biodigestor, muito se fala em produzir o próprio gás de cozinha! Mas você sabia que o biogás e o gás de cozinha não são a mesma coisa, né? Fazem a mesma coisa, mas são diferentes.
O nosso gás de cozinha tradicional é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), composto principalmente por butano e propano. Já o biogás é uma mistura de metano, gás carbônico, vapor de água e gás de enxofre (H₂S).
O metano (CH₄) é o cara! Ele é a “energia” do biogás. O gás carbônico não serve para nada, e o vapor de água é bem pouquinho, não cheira e nem fede. Já o enxofre, este sim, tem um cheirinho característico e um poder de corroer peças metálicas, ou seja, ele é indesejável e devemos obrigatoriamente filtrá-lo. Tirá-lo do biogás.
Qual a solução? Instalar um purificador de biogás que retenha o gás de enxofre logo no início da rede de biogás. Para purificar você pode pensar em algo caseiro, como um filtro construído com limalha de ferro ou carvão ativado. Ou, ainda, pode comprar filtros prontos, como os comercializados pela BGS Equipamentos.
Quando você compra um kit biodigestor da BGS Equipamentos, você recebe junto, dentre vários produtos, um purificador de biogás de 1 kg que irá reter o gás de enxofre assim que ele sai do biodigestor. Ele tem 99% de eficiência. Com ele, você não tem cheiro nenhum no seu fogão e também não tem o risco de danificar os equipamentos com a ferrugem causada pelo gás de enxofre.
Para quem já tem um biodigestor em operação, o filtro também pode ser adquirido separadamente. Ele é composto de uma fórmula química à base de ferro que reage com o gás de enxofre. Um quilo de reagente é capaz de filtrar 200 m³ de biogás. Quando o filtro alcançar essa marca e saturar, não precisa comprar outro não.
Você poderá constatar a saturação através do medidor de vazão de biogás que estará marcando 200 m³ ou um múltiplo de 200: 400, 600, 800 e assim por diante, conforme a quantidade de vezes que você reutilizar o mesmo filtro. Ou, ainda, através da cor do reagente: preto significa que está saturado.
Abra o filtro, tire o material químico, coloque-o no piso de cimento, na sombra, por dois dias. Ele irá reagir com o oxigênio do ar e se regenerar. A cor dele irá alterar de preto para marrom, o que significa que ele estará pronto para ser reutilizado.
Coloque o reagente dentro do recipiente plástico do filtro novamente e pronto. Você poderá tratar mais 200 m³ de biogás. Esse processo poderá ser realizado infinitamente, sem que você tenha que fazer novos investimentos.
A única ressalva ao retirar e colocar o reagente no recipiente plástico é fazê-lo com cuidado, para conservar os pellets. Se os pellets forem quebrando e esfarelando, o filtro perde eficiência, mas constitua funcionado, com certeza!
Legal né? Recapitulando:
- Biogás é diferente de gás de cozinha.
- Você precisa de um purificador para tirar o cheirinho do enxofre e proteger equipamentos.
- O produto do purificador pode ser regenerado quando alcançar a saturação.
Agora é salvar e compartilhar esta super informação! E, se tiver alguma dúvida, conte conosco:
🗨 (41) 98701-2009
📞 (41) 3024-2319
📷 @bgsequipamentos
📧 [email protected]