Como eu faço para engarrafar o biogás no botijão de cozinha?

Simples como 1+1 é 2! Você vai utilizar um compressor de gás. Você deve conectar a saída de biogás do biodigestor ao compressor e este ao botijão, ligar e encher o botijão de biogás. Pronto, você engarrafou o biogás!

Se você fizer isso, verá que dá muito certo, mas também verá que o botijão de biogás vai durar algumas poucas horas de uso.

Você sabe responder por que isso acontece?

Isso acontece por que o botijão de gás é pequeno, logo, vai pouco biogás ali dentro. O botijão que compramos no mercado dura um tempão porque o gás lá dentro está super comprimido. Coisa que não é possível fazer com o compressor de biogás.

Se você pegar o botijão de gás e balançar, você vai escutar o movimento de um líquido lá dentro. É exatamente isso. Na indústria, com equipamento adequado, é possível elevar a pressão do gás enormemente. O gás fica tão comprimido que muda de fase, de gás para líquido, sendo possível colocar 13 kg de gás lá dentro.

Com o compressor, não teremos todo este poder. Não conseguimos passar o biogás para a forma líquida. Conseguimos só mesmo tirar o biogás de dentro do biodigestor e colocar dentro do botijão. O espaço que temos dentro do botijão é o espaço que conseguimos colocar de gás. Pense numa bexiga. Pense em você enchendo a bexiga. É isso, o compressor vai encher o botijão igual uma bexiga. Assim sendo, o resultado que teremos ao engarrafar o botijão será de aproximadamente 30 litros de biogás ou 0,02 kg de biogás. muito pouco!

Uma alternativa para contornar essa situação e armazenar o biogás é a utilização de balões de armazenamento de biogás.

Balão de armazenamento para biogás

A BGS Equipamentos fabrica e comercializa balões de 1, 2 e 5 m³ de biogás. Opa! Pausa para respirar e pensar! Num botijão, com compressor, consigo colocar cerca de 30 litros de biogás. Num balão de armazenamento, consigo colocar 1000, 2000 ou 5000 litros de biogás, ou seja, uma quantidade muito superior.

Para você ter uma ideia de como é diferente o espaço do botijão e do balão, dê uma olhada nas medidas dos balões:

Balão Comprimento (cm) Largura (cm) Altura (cm)
1 m³ 1,50 2,10
2 m³ 2,30 2,50
5 m³ 1,60 2,00 1,35

Fica claro neste ponto que, mesmo que seja possível engarrafar o biogás no botijão, isso não faz muito sentido. O botijão é muito pequeno e com um compressor, que é o equipamento que podemos pensar em utilizar, vamos armazenar muito pouco biogás dentro do botijão. Logo, faz todo o sentido pensar em balões de armazenamento.

O racional é o mesmo, guardar o biogás produzido para usar depois, só que em vez de botijões, em balões, com mais espaço interno e, logo, mais capacidade de armazenamento.

A BGS Equipamentos é a primeira empresa do Brasil especializada em biodigestores de pequeno porte para o campo e para a cidade. Comercializamos kit biodigestores prontos de fácil instalação. Dentre os vários equipamentos do kit (biodigestor, válvula de pressão, purificador, medidor, bomba de biogás e fogão para biogás), também vai junto um balão de armazenamento de biogás, para que o cliente armazene biogás e não se preocupe ou pense no botijão, que não é viável.

Os balões também podem ser adquiridos separadamente, seja para a situação de quem não tem nenhum ainda ou para quem quer ampliar a sua capacidade de armazenamento.

Já está construindo um biodigestor? Então não deixe de dar uma olhada no nosso e-book disponível no link: www.bgsequipamentos.com.br/ebook.

Ainda esta com dúvidas? Fale conosco, será um prazer lhe atender!
🗨 (41) 98701-2009
📞 (41) 3024-2319
📷 @bgsequipamentos
📧 [email protected]

Fale com um especialista