Você tem dúvidas sobre o biodigestor rural de 5 m³? Quer saber qual o retorno sobre o investimento em um biodigestor desse tamanho? Então continue lendo, porque vamos esclarecer essas e outras dúvidas neste post

Qual o tamanho do biodigestor rural de 5m³?
Como instalar o biodigestor rural?
Como funciona o biodigestor?
Qual a capacidade do biodigestor de 5m³?
Qual o retorno do investimento no biodigestor?


Qual o tamanho do biodigestor rural de 5m³?

O biodigestor rural de 5 m³ da BGS mede 1,2 m x 3,5 m e comporta até 75kg de dejetos animais por dia ou até 30 kg de restos de alimentos por dia.


Como instalar o biodigestor rural?

Para instalar o biodigestor de 5 m³ da BGS Equipamentos, você vai precisar fazer um buraco no chão com 1,2 metros de largura por 3,5 metros de comprimento, ou seja, do tamanho do biodigestor. O buraco deve ter 1 metro de profundidade. Pronto, esta é a etapa mais difícil.

Instalação do Biodigestor Rural de 5 m³ - Buraco para o biodigestor

Depois disso, você vai fazer uma forração do buraco e colocar o biodigestor lá dentro. O biodigestor já vem pronto. Ele tem uma “boca” de entrada e uma saída de 150 mm. Ele também tem uma saída de biogás de ½ polegadas.

Instalação do biodigestor rural - forração do buraco

Instalação do biodigestor rural - Colocação do biodigestor

Biodigestor rural instalado

Após colocar o biodigestor dentro do buraco, você então irá conectar um cano de PVC na entrada e um cano na saída. A segunda etapa é conectar a mangueira da saída de biogás ao fogão de biogás. Entre o biodigestor e o fogão, você vai instalar uma válvula de alívio, um purificador de biogás, um medidor, um balão de armazenamento e a bomba de biogás. Todos esses equipamentos são enviados juntamente com o biodigestor. O biodigestor e todos esses equipamentos juntos formam o que chamamos de kit biodigestor, uma proposta para você instalar facilmente seu biodigestor e já sair usando o biogás.


Como funciona o biodigestor?

Como funciona o biodigestor


Qual a capacidade do biodigestor de 5m³?

Uma das coisas mais importantes para você ter sucesso na instalação do seu biodigestor é entender a relação entre o tamanho biodigestor e a quantidade máxima de restos orgânicos que podemos jogar lá dentro todos os dias. Poderíamos simplesmente colocar alguns números, mas, hoje, vamos pedir licença para ir um pouco além, para realmente explicar o que ocorre dentro do biodigestor.

Entenda o biodigestor como uma casinha de bactérias. Biodigestores muito pequenos são quitinetes; biodigestores pequenos, apartamentos de dois quartos; biodigestores médios, são casas bacanas; e biodigestores grandes, mansões. Quanto maior a casa, mais gente pode morar nela, e quanto mais gente, mais comida será necessária. Aqui ficou óbvio que, quanto maior o biodigestor, mais bactérias podem morar lá dentro e, logo, maior a capacidade do biodigestor digerir os restos orgânicos. O segundo nível de raciocínio é, e se tivermos mais alimentos que o necessário? Ah, então as pessoas da casa vão comer o que precisam e o que sobrar vai apodrecer, vai trazer mau cheiro e talvez doenças.

O mesmo racional se aplica a casa das bactérias, o biodigestor. Se houver excesso, isso não será consumido pelas bactérias, irá aumentar o pH do meio e interferir na reprodução bacteriana e por conseguinte na produção de biogás. Legal isso né? Então, na hora que você for fazer o seu projeto, pense muito na quantidade de restos orgânicos e o tamanho do seu biodigestor.

O biodigestor rural de 5 m³ da BGS Equipamentos comporta até 75kg de dejetos animais por dia ou até 30 kg de restos de alimentos por dia. Se você cria animais, o biodigestor de 5m³ atende cerca de 10 vacas ou 25 porcos, por exemplo.


Qual o retorno do investimento no biodigestor?

Antes de respondermos a essa pergunta, segura a respiração aí e pense nesta réplica: o que você avalia que seja um retorno?

Retorno financeiro pode ser uma resposta óbvia, mas estamos em outros tempos, e muitos de nossos clientes estão instalando biodigestores pensando no seu retorno ambiental. Quando você instala um biodigestor você tem um retorno financeiro significativo, porque irá produzir biogás e biofertilizante, uma fonte de energia e uma fonte de produção de alimentos saudáveis. A junção deles tem nos mostrado, na prática, um tempo de retorno do investimento de um ano e meio a dois anos. Dê uma olhada nos números do biodigestor de 5 m³: são quase 3 botijões de GLP e mais, aproximadamente, 1,5 sacos de NPK por mês, ou seja, mais de R$ 600 por mês (julho/2022). Incrível, não?

A instalação também proporciona um impacto ambiental gigante. Quando coletamos e queimamos o biogás, contribuímos para minimizar os impactos do efeito estufa e do aquecimento global. São cerca de 7.500 kg de CO2 que deixam de ser emitidos para atmosfera por ano.

Dizem que, antes de morrer, todo mundo deve pelo menos plantar uma árvore. Bom, para bater o impacto positivo de um biodigestor de 5 m³ o esforço seria bem maior: você precisaria plantar 880 árvores. Oxalá! A tréplica! O biodigestor significa retorno financeiro, retorno ambiental e há, ainda, os retorno indiretos: proteção de lençol freático, combate a proliferação de moscas e doenças e valorização da sua propriedade.

Você sabia de tudo isso? Salve! Compartilhe! Vamos espalhar informações.

Quer fazer parte dessa transformação?

Fale conosco e faça seu orçamento:
🗨 (41) 98701-2009
📞 (41) 3024-2319
📷 @bgsequipamentos
📧 [email protected]

Fale com um especialista