Respostas rápidas para as dúvidas mais frequentes sobre biogás, equipamentos e serviços da BGS.

1. Qual o retorno financeiro que eu tenho ao instalar um biodigestor na minha propriedade?

Através da instalação de um biodigestor você terá dois retornos financeiros, um através da produção de biogás e outro através da produção de biofertilizante.

2. Qual a produção de biogás de um biodigestor?

 A produção de biogás depende de vários fatores, no entanto é possível estimar a produção de biogás considerando o tamanho do biodigestor. Para um biodigestor de 10 m³, por exemplo, a produção de biogás é de aproximadamente 5 m³/dia ou 150 m³/mês. 

Conheça os biodigestores da BGS Equipamentos. 

3. Qual a produção de biofertilizante de um biodigestor?

Para um biodigestor de 10 m³ a produção mensal de biofertilzante equivale a 60 kg de uréia, 60 kg de super triplo e 25 kg de cloreto de potássio.

4. Como é possível utilizar o biogás produzido?

O biogás produzido pelo biodigestor pode ser utilizado para a geração de eletricidade, para o cozimento de alimentos através de fogão para biogás, aquecimento de ambientes através de campânulas especiais e iluminação.

5. Qual o potencial de produção de energia do biogás?

Para equipamentos de pequeno porte, até 3.000 W, 1 m³ de biogás produz aproximadamente 0,8 kWh. Para equipamentos de grande porte, acima de 15.000 W, 1 m³ de briogás produz aproximadamente 1,4 kWh.

Conheça os geradores a biogás da BGS Equipamentos.

6. Na prática o que é possível alimentar com a energia gerada por 150 m³ de biogás?

Com 150 m³ de biogás é possível gerar 120 kWh de energia, o que equivale, por exemplo, a 10 lâmpadas de 100 W ligadas por 4 horas todos os dias do mês. Para equipamentos de grande porte o rendimento é um pouco melhor.

7. Posso comercializar a energia produzida?

Sim, desde abril de 2012, a normativa 482 da ANEEL estabelece as condições gerais para comercialização de energia gerada através de biogás.

8. Há biodigestores maiores que 10 m³?

Sim, a BGS Equipamentos comercializa kits prontos de biodigestores de 5, 10 e 20 m³ . Sendo os tamanhos de 5 e 20 m³ somente sobre encomenda.

 

Conheça os biodigestores da BGS Equipamentos.

9. O biogás pode ser utilizado em fogões normais?

Não, o biogás produzido dentro do biodigestor possui baixa pressão, a qual não é suficiente para a utilização em fogões normais, devendo ser utilizado fogões especiais para o uso de biogás.

Conheça os fogões para biogás da BGS Equipamentos.

10. O biogás pode ser utilizado para o aquecimento de ambientes?

Sim, através de campânulas especiais o biogás pode ser utilizado para o aquecimento de ambientes, inclusive o aquecimento de animais (suínos e aves).

Conheça as campânulas a biogás da BGS Equipamentos.

11. O biogás pode ser utilizado para a iluminação de forma direta?

Sim, através de lampiões especiais o biogás pode ser utilizado para a iluminação direta sem a necessidade de geradores de eletricidade.

Conheça os lampiões a biogás da BGS Equipamentos.

12. O biofertilizante produzido pelo biodigestor também pode ser comercializado?

O biofertilizante produzido é um produto líquido. Para ser comercializada a parte sólida deve ser separada da fase líquida, secada e ensacada. 

13. Quantos animais são necessários para a operação de um biodigestor de 10 m³?

Para a operação de um biodigestor de 10 m³ são necessários aproximadamente cerca de 80 kg de matéria orgânica sólida e 240 litros de água. Estes volumes são alcançados com cerca de 50 suínos com peso médio de 70 kg ou 10 bovinos confinados com peso médio de 400 kg ou ainda cerca de 20 a 30 bovinos não confinados com peso médio também igual a 400 kg.

14. Posso utilizar restos de alimentos além de dejetos animais para a produção de biogás?

Sim, pode ser utilizado, porém estes restos devem ser previamente triturados.

15. Qual a composição do biogás?

O biogás é composto de 55% a 60% de metano (CH4), 35% a 45% de gás carbônico (CO2) e 0% a 1% de gás sulfídrico (H2S).

16. O volume de 150 m³ de biogás produzido em um mês por um biodigestor de 10 m³ equivale a quantos botijões de gás de cozinha?

O volume de 150 m³ de biogás equivale a aproximadamente 5 botijões de 13 kg de gás de cozinha.

17. O biogás pode ser comprimido em botijões, transportados ou comercializado?

O biogás pode ser comprimido em botijões, mas os custos são muito elevados e financeiramente não é atrativo. Em relação à comercialização, caso o armazenamento do biogás em botijões fosse viável financeiramente, seria necessário a autorização da Agência Nacional do Petróleo. Uma solução alternativa para o transporte do biogás é o armazenamento sob baixa pressão em reservatórios de PVC da BGS Equipamentos.

Conheça os reservatórios de biogás da BGS Equipamentos.

18. Antes da utilização o biogás deve passar por algum tipo de tratamento?

Sim, antes da utilização do biogás o mesmo deve ser purificado, o que na prática significa retirar/diminuir/eliminar o gás sulfídrico (H2S) da sua composição. 

19. Por que retirar o gás sulfídrico (H2S)?

Além do odor pútrido, o gás sulfídrico (H2S) também é responsável pela corrosão dos componentes de metal (aço, alumínio, etc.) e pela diminuição da vida útil dos equipamentos.

20. Como o biogás é purificado?

A eliminação do gás sulfídrico (H2S) presente no biogás é realizada através da instalação de purificadores de biogás da BGS Equipamentos logo após a saída do biogás do biodigestor. Os purificadores possuem em seu interior produtos químicos na forma de pellets que reagem com o gás sulfídrico (H2S) presente no biogás causando a sua eliminação.

Conheça os purificadores de biogás da BGS Equipamentos. 

21. Já ouvi falar de purificadores construídos em tubos de PVC com limalha de ferro, são a mesma coisa que os purificadores da BGS equipamentos?

Não, não são. Conforme comentado anteriormente, os purificadores da BGS Equipamentos possuem no seu interior produtos químicos na forma de pellets para a reação específica com o gás sulfídrico (H2S) presente no biogás em proporções adequadas, o que lhe proporciona uma melhor eficiência.

Conheça os purificadores de biogás da BGS Equipamentos.

22. Como saber se o meu biodigestor esta operando adequadamente?

Uma das formas de monitorar o funcionamento do biodigestor é através do monitoramento da produção diária, mensal e anual de biogás através da instalação de medidores de vazão.

Conheça os medidores de vazão de biogás da BGS equipamentos

23. Quais os fatores externos influenciam a produção de biogás pelo biodigestor de forma negativa?

Os principais fatores que influenciam a produção de biogás de forma negativa são o excesso de água misturada aos dejetos e a temperatura ambiente muito baixa.

24. Quais as vantagens ambientais de se instalar um biodigestor?

Garantia de licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes, eliminação de mau cheiro, combate a proliferação de moscas, proteção do lençol freático e diminuição da emissão de gases de efeito estufa para atmosfera. 

Conheça todos os benefícios.

25. Além do retorno financeiro e ambiental há outras vantagens de se instalar um biodigestor?

Sim, há valorização indireta e modernização da propriedade e a possibilidade da geração de créditos de carbono.

Conheça todos os benefícios.


>> COMO FUNCIONA


  • Fotos

    Veja fotos da atividades recentes da BGS Equipamentos.
    Confira
  • Entrevista

    O Sr. Milton Zawadzki, produtor do município de Cruz Machado, no sul do estado do Paraná, da o seu depoimento sobre o kit-básico de biogás.
    Confira
  • Financiamentos

    Pronaf Eco e Programa ABC: Financinamento de 100% com prazos e carência atrativos.
    Confira