Produção de energia renovável
O biogás produzido pelo biodigestor pode ser queimado para a geração de energia na forma de calor (cozimento de alimentos e aquecimento) e para a geração e comercialização de eletricidade.

Produção de biofertilizante
A parte sólida do biofertilizante pode ser separada da parte líquida, secada e comercializada ou ser utilizado em substituição aos fertilizantes químicos na adubação de culturas na própria propriedade (grãos, fruticultura, pastagem, reflorestamento e recuperação de áreas degradadas).
Garantia de obtenção de licença junto aos órgãos ambientais
A instalação de biodigestores garante a obtenção de licença de operação junto aos órgãos ambientais competentes por se tratar de uma tecnologia mais avançada que a tecnologia mínima exigida, baseada em lagoas, para o tratamento de dejetos animais.
Valorização da propriedade
O biodigestor é um equipamento agrícola imóvel instalado na propriedade e 100% de todo o investimento realizado é agregado ao seu valor de venda.
Desenvolvimento tecnológico da propriedade
A instalação de biodigestores e utilização do biogás como fonte de energia representa o alinhamento do sistema de produção da propriedade com práticas de sustentabilidade ambiental as quais vêm sendo aplicadas e incentivadas em todo o mundo.
Eliminação do mau cheiro
Durante a degradação anaeróbia da matéria orgânica ocorre a formação de gases responsáveis por maus odores. Com a instalação do biodigestor, tais gases são capturados e tratados no purificador ou queimados eliminando-se o mau cheiro.

Combate a proliferação de moscas
A exposição ao ar livre de resíduos orgânicos concentrados como dejetos animais são ambientes ideais para a proliferação e criação de moscas. Em se tratando de uma câmara fechada, os biodigestores impedem a criação de moscas nos resíduos em decomposição.
Contribuição para o combate ao aquecimento global
O principal gás presente no biogás é o metano (CH
4), o qual apresenta um potencial de aquecimento global muito alto. Nas lagoas anaeróbias o metano é produzido e lançado diretamente para a atmosfera. Com o biodigestor o metano é produzido, coletado e destruído através da combustão, reduzindo a emissão para a atmosfera e contribuindo para o combate ao aquecimento global
Proteção de solo e lençol freático
Nos biodigestores a matéria orgânica é isolada de maneira a evitar a contaminação do solo e lençol freático com possíveis microrganismos patogênicos presentes nos resíduos.